Sensible Soccers

Não é à toa que nos chamamos Sensible Soccers. Somos grandes aficionados da modalidade e desde cedo nos habituámos a apoiar o Rio Ave no Estádio dos Arcos ou em campos alheios.
Fomos atletas das camadas jovens do clube (infantis, iniciados e juvenis), jogámos com o Miguelito e o André Vilas Boas, e vibrámos com craques como Quim Vitorino, Niquinha, Gama e, claro, Sob Evariste Dibo, para o qual fizemos uma música.
Podíamos ficar aqui o dia todo a falar de atletas pouco lembrados, como Karim, Farrajota, Falica, Nito, Carrasco, Helinho, Baíca, Nenad, Alércio, Martins, Sérgio China, Peu, Nando, Clint, Juanico, Franco…, mas o craque que nos encheu mesmo as medidas dava pelo nome de Ricardo Nuno Queirós Nascimento, o Pintor dos Arcos.
Durante um par de épocas, Ricardo Nascimento partiu a loicinha toda. Sem dúvida que foi a fase mais psicadélica da formação comandada por Carlos Brito. Nunca a música e o futebol se fundiram tão bem como naqueles tempos em que o Ricardo era o maestro do Rio Ave. A equipa cheirava a Primal Scream.
Anos mais tarde, os nossos caminhos cruzaram-se em Lamego. Horas antes dum concerto no Zigurfest, quando a organização nos leva ao restaurante onde jantava a equipa de veteranos do Rio Ave, surge-nos um Ricardo Nascimento no meio de alguns nomes menos sonantes. Falámos de pintura, de Joy Division, Einstürzende Neubauten, da vida em geral e da saudade que deixou na Coreia do Sul, onde é idolatrado. Abordou-se até a possibilidade de um dia darmos um concerto no seu atelier de pintura. Nunca se chegou a realizar, apesar de a ideia ser bem boa.
E como o tempo passa! Também nós já somos veteranos: o Manuel Justo já não aplica o seu pé esquerdo porque fez uma rotura de ligamentos (lesão de jogador que arrisca no um para um) e o Hugo Gomes vai-se arrastando no campeonato do concelho de Vila do Conde ao serviço do seu Fornelo.


Hugo Gomes e Manuel Justo formam com André Simão os Sensible Soccers, banda com alguns EPs e dois álbuns editados, 8 e Villa Soledade. O novo disco, Aurora, sai no próximo dia 15 de Março. Facebooktwittergoogle_pluslinkedinmail

Deixe um comentário