Cândido Costa

Quando fiz o primeiro estágio pelo FC Porto em França, com 18 anos, calhou-me como colega de quarto o famoso Paulinho Santos. Confesso que quando olhei para o papel na recepção do hotel fiquei cheio de medo! Dirigi-me ao Paulinho, receoso, e lá lhe disse “Senhor Paulinho, somos os dois no quarto”, ao qual ele respondeu: “a sério? Então leva-me o saco que estou à rasquinha das costas”. E eu, claro, lá peguei no saco, fui para o quarto e esperei por ele. Passados uns 15 minutos lá chegou o Paulinho, que me perguntou logo qual era a cama que eu preferia. Eu, humildemente, respondi que ele é que escolhia. Ele insistiu, e eu acabei por dizer que gostava da cama perto da varanda. E ele prontamente disse: “então ficas na outra!”

No quarto, nesse mesmo dia, começou por me explicar o que era o Porto e o que tinha de fazer para ter sucesso no clube, confessando-me que iria ser o meu protector e ajudar-me… Ainda nesse dia, durante o treino, deu-me uma porrada que me obrigou a sair mais cedo. No quarto, disse-lhe “Paulinho, para protector quase que me partias a perna”, ao que ele respondeu “é para cresceres e ganhares nervo. Um dia vais-me agradecer por isto”. Aqui está: obrigado, Paulinho! A porrada era escusada, mas obrigado!

O futebol, apesar de ser um desporto popular e para o povo, muitas vezes é um círculo fechado… Erradamente, a meu ver, pois é o povinho que o alimenta. Um grande abraço a todos os leitores, extensível aos apoiantes de outras cores que não as minhas, porque o futebol é acima de tudo respeito!


Fez parte da formação no Benfica, mas foi pelo FC Porto que se destacou. Experimentou o futebol inglês e romeno, no Derby County e no Rapid, e terminou em 2015 com as cores da Ovarense.

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinmail

22 comentários sobre “Cândido Costa

  1. Conheço alguns jogadores de futebol. A pergunta que se impõe, dados alguns comentários derrotistas, é ; quantos têm o discurso, humildade, percurso, deste homem?
    Incomodado com o elogio e à vontade na resposta ou aceitação do erro, crítica ou falha?
    Nos media, são todos humildes, mal sabem falar e até acessíveis. Na vida quotidiana, muitos, são o equivalente a 0.
    Não conheço pessoalmente o Cândido, mas temos amigos em comum, e só ouvi falar bem.
    Grande abraço Cândido e a todos comentadores.

  2. Obrigado Candido Costa pelo teu Portismo e pela maneira em que davas tudo em campo quando jogavas! Era esse o espirito de sacrifico, entrega e raça que as pessoas admiravam e que tu tinhas! Nem sempre o que fazia o golo mais bonito ou o mais tecnicista é o que é lembrado , mas sim o que tinha mais alma e coração e isso tu tinhas muita!
    Obrigado!!

  3. Cândido, um abraço de um sportinguista que acha que merecias uma carreira melhor do que aquela que tiveste mas que, ainda assim, te deve encher de orgulho. Abraço

  4. Cândido primeiro que tudo parabéns pela carreira! é verdade que cresci admirando tudo o que ao F.C.Porto dizia respeito, para desgosto do meu pai! tive claramente pena de não teres continuado por mais tempo e com mais minutos e sucessos no F.C.P , toda a conjuntura não ajudou! mas parabéns pelo relato, está deverás engraçado e que me fez lembrar do grande Paulinho Santos! E de todo uma outra forma de ver e jogar o desporto, que a tantos de nós move um imensa paixão! que a vida te continue a sorrir! grande Abraço

  5. Olá a todos!
    Foi com grande satisfação que acedi a contar aqui um pequeno momento engraçado como este, visto que esse foi o objectivo que me propuseram atingir!
    As reações ao mesmo obviamente não tem grande peso na minha pessoa, os positivos deixam me satisfeito e os negativos são postos na caixinha de lamentos e críticas que sempre temos que estar sujeitos,mas, partindo sempre do princípio que o cata-vento em cima do prédio brilha e brilha mas nunca contando para a solidez da obra!
    Reiterando forte elogio a quem promove esta iniciativa , a quem me elogia e também a quem critica! Tudo é bagagem e só admiras e preservas as pessoas boas quando tens noção das idiotas! Abraço

    • Cândido, o conteúdo é bommas a forma é excelente. Óptima capacidade de escrita e de expressão ( já numa entrevista no Porto Canal tinha gostado muito da fluidez do discurso ). Aproveite esse novo talento!

Deixe um comentário