Afonso Figueiredo

No Boavista, com o Petit como treinador, tínhamos algumas semanas em que íamos treinar ao Parque da Cidade, que era uma coisa que já vinha dos tempos do Jaime Pacheco. Nós não gostávamos nada porque era só correr no parque, era aquele treino duro em que acabávamos quase a vomitar.
Tínhamos um circuito para fazer em X tempo e o Petit dividia-nos por grupos. Ele mesmo dizia que aquilo era um percurso… Acho que o Bosingwa tinha o recorde do melhor tempo. E num desses dias aconteceu este episódio. O único jogador que me lembro que estava no meu grupo era o Paulo Vinícius, que já tinha muita experiência de futebol. Fizemos a primeira série e aquilo era um andamento do caraças. Eram para aí umas cinco vezes, tu acabas aquilo morto! O Paulo e toda a gente a refilar…
Normalmente tínhamos treinadores a controlar o percurso para verem se não havia falhas, mas nesse dia, por incrível que pareça, não havia ninguém. E o que é que eu fiz? Disse ao Paulo e aos outros do grupo para que mal passássemos a primeira recta nos escondermos nas árvores. Contávamos mais ou menos o tempo em que fazíamos o percurso e, como eles não nos viam, já entrávamos na recta final. Era só chegar e fingir que estávamos muito cansados. Não estás bem a ver! Nós a chegar ao pé do mister e tudo a fingir que estava cansado… Fizemos isto cinco vezes e o Petit sempre sem desconfiar. Agora se ele sabe isto… Se ele acabar por ler isto estamos feitos! Ele achava que nós éramos o melhor grupo porque chegávamos sempre com o melhor tempo, mas afinal andávamos ali a roubar no meio das árvores! Ele nunca desconfiou e aí vejo que tínhamos grande jeito para o teatro porque fingíamos que estávamos completamente mortos e no fundo tínhamos corrido 100 metros. Nem isso!
Era uma história que guardava com saudades do Parque porque felizmente nesse dia encontrámos essa solução de nos escondermos no meio do bosque e conseguimos fintar o Petit.


Estreou-se na I Liga ao serviço do Boavista, onde cumpriu três temporadas. Depois de uma experiência no Rennes e uma breve passagem pelo Levski Sofia, voltou esta temporada a Portugal, para o Rio Ave. Facebooktwittergoogle_pluslinkedinmail

Deixe um comentário